Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

  • 03 out

    Espetáculo e documentário “6 Instantes de Solidão” em cartaz no CentoeQuatro com entrada gratuita

    O resultado do encontro entre o aclamado coreógrafo Rodrigo Pederneiras, do Grupo Corpo, a bailarina Jacqueline Gimenes e o violoncelista Antonio Viola será reapresentado ao público em curtíssima temporada em Belo Horizonte. O espetáculo de dança solo 6 Instantes de Solidão, concebido a partir da Suíte n. 2 para Violoncelo de Johann Sebastian Bach, volta em temporada entre os dias 6 e 8 de outubro, no CentoeQuatro, com entrada franca.

    A nova montagem do espetáculo vem acompanhada de uma grande novidade, o lançamento de um curta-documentário homônimo, dirigido por Byron O´Neill e Guilherme Reis, que apresenta depoimentos dos criadores e revela a intimidade do coreógrafo e sua equipe durante o processo de criação do espetáculo. O filme será exibido sempre antes de cada apresentação. Todas as sessões serão gratuitas.

    O espetáculo

    Após anos trabalhando juntos no Grupo Corpo, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras e a bailarina Jacqueline Gimenes se reencontraram no palco em 2010 para a realização de um novo espetáculo de dança solo, “6 Instantes de Solidão”. Criado a partir da Suíte n. 2 para Violoncelo, de Johann Sebastian Bach, a obra traz uma coreografia virtuosa, de traços imperfeitos, que retratam a angústia e a intensidade da composição do músico alemão, datada do século 18.

    Em cena, a bailarina divide espaço com o violoncelista Antonio Viola, que executa ao vivo as canções de Bach. A presença do instrumento no palco, executado ao vivo, agrega um diferencial ao espetáculo, que exige disposição e atenção redobradas da dupla. “Como os movimentos que o Rodrigo criou são muito precisos e ligados à partitura original de Bach, é necessária uma sincronia muito grande entre o corpo e o violoncelo, para que a troca de sonoridades e a intensidade da coreografia sejam completas”, afirma Jaqueline Gimenes.

    O projeto para a criação do solo partiu da bailarina, que convidou Pederneiras para a concepção e direção do espetáculo. Ao aceitar o desafio, o coreógrafo logo sugeriu o trabalho com a suíte nº 2 para violoncelo, de Bach, para embalar os movimentos criados a partir de antigas lembranças e alguma dose de solidão. “Sempre fui um apaixonado pelas suítes de Bach. Sabia que mais cedo ou mais tarde criaria um trabalho a partir de uma dessas suítes, mas quando a Jacqueline surgiu com esse convite tive a certeza de que era o momento certo para experimentarmos”, afirma Rodrigo Pederneiras no curta-documentário 6 instantes de solidão, que traz ao público depoimentos dos artistas sobre o processo de criação do espetáculo.

    Foto: Naty Tôrres

    O documentário

    Dirigido por Byron O´Neill e Guilherme Reis, o curta-documentário 6 instantes de solidão apresenta, em 12 minutos, a intimidade do processo criativo de um dos mais respeitados coreógrafos do Brasil, Rodrigo Pederneiras. Acostumado a reconhecê-lo em grandes produções, com grandes elencos, o público terá a oportunidade de perceber um lado mais intimista do artista, conhecendo as etapas de seu trabalho de concepção e criação para um espetáculo solo.

    Dentro dessa intimidade, o documentário revela, na parceria entre Pederneiras e Jacqueline Gimenes, destaque do elenco do Grupo Corpo por muitos anos, os desafios e as escolhas que envolvem a relação entre coreógrafo, bailarina e equipe durante um processo criativo. O filme conta com depoimentos de Antonio Viola, violoncelista, Ana Paula Cançado, assistente de coreografia, Pedro Pederneiras, iluminador, Janaína Castro, figurinista, e dos próprios Rodrigo Pederneiras e Jacqueline Gimenes.

    Mais informações

    FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

    Coreografia: Rodrigo Pederneiras
    Música: Suíte n. 2 para violoncelo de J. S. Bach
    Bailarina/intérprete: Jacqueline Gimenes
    Violoncelo: Antonio Viola
    Iluminação: Pedro Pederneiras
    Figurino: Janaína Castro
    Maquiagem: Filipe Bruschi
    Assistente de coreografia: Ana Paula Cançado
    Assistente de iluminação: Ana Araújo
    Desenvolvimento do figurino: Ana Vaz
    Fotografia: Naty Torres
    Design gráfico: Guili Seara
    Coordenação de projeto: Valéria Amorim
    Coordenação de produção: Sheila Katz
    Gestão financeira: Cristiani Papini
    Produção executiva: Cláudia Couto

    FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO

    Direção: Byron O´Neill e Guilherme Reis
    Imagens: Byron O´Neill, Guilherme Reis e Philipe Ratton
    Som direto: Rafael Nelvam
    Edição: Marcelo Reis e Guilherme Reis
    Duração do vídeo: aproximadamente 12 minutos

    6 instantes de solidão é uma realização do Instituto Antônio Mourão Guimarães, com o patrocínio do Banco BMG e apoio da Corpo Escola de Dança, CentoeQuatro, Brow Iluminação e Ativar.

    Detalhes

    Leia mais