Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

  • 08 mar

    Semana da Gentileza Urbana

    De 7 a 13 de janeiro, a Fundação Municipal de Cultura promove, juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil em Minas Gerais (IAB/MG), a Semana da Gentileza Urbana, na qual iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade da vida urbana em todo o estado poderão ser indicadas pelos cidadãos. As atitudes serão avaliadas por uma comissão e as vencedoras em cada categoria conhecidas em cerimônia marcada para fevereiro.

    Qualquer pessoa pode participar, sendo necessário indicar as iniciativas através do endereço eletrônico iab@iabmg.org.br (assunto: Gentileza Urbana 2012) ou enviar uma carta de indicação para o seguinte endereço:
    Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais
    Rua Mestre Lucas, 70 – Cruzeiro – Belo Horizonte, MG, CEP: 30.310-240.
    Para mais informações entre em contato pelo telefone: (31) 3225-6408 ou acesse: iab-mg.blogspot.com.br.

    Podem concorrer iniciativas reconhecidas e indicadas pelas comunidades, instituições e entidades civis, e também aquelas que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como “Gentileza Urbana”. Essas gentilezas urbanas podem ser atitudes, gestos ou intervenções que propiciem um novo olhar sobre a cidade, promovendo a preservação do seu patrimônio cultural e natural e ampliando o conceito de cidadania.

    A Semana da Gentileza Urbana faz parte da campanha de Gentileza Urbana criada pelo IAB-MG em 1993 e tem como objetivo estimular iniciativas diversas, de pessoas físicas ou jurídicas, que contribuam significativamente para a melhoria da qualidade de vida urbana, (re)criando a cidade mais amável, aprazível e humana.

    Desde então, o IAB – MG, através das indicações feitas pela sociedade, tem destacado e premiado várias intervenções nos campos da arquitetura, urbanismo e paisagismo, e outras iniciativas estéticas ou utilitárias, atitudes e gestos que se qualificaram como “uma gentileza para os cidadãos”. Nesta edição, participarão os 853 municípios do estado de Minas Gerais e a premiação acontecerá em uma cerimônia na qual a iniciativa vencedora receberá o prêmio das mãos de quem a indicou.

    Detalhes

    Leia mais
  • 04 mar

    Aberta convocatória internacional para o 1º FIF-BH

    Belo Horizonte será polo de discussão e reflexão sobre a imagem fotográfica no Brasil e no mundo durante o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte – FIF-BH. A primeira edição do evento, que será bienal, promove uma grande exposição internacional, leituras de portfólio, oficinas e palestras, além de uma Maratona Fotográfica, na qual fotógrafos profissionais e amadores deverão desenvolver trabalhos autorais na cidade. A programação ficará concentrada no período entre 12 e 21 de julho, à exceção da exposição, que se estenderá até 6 de agosto.

    O tema da primeira edição é Espaços Compartilhados da Fotografia, traduzindo os objetivos principais dos curadores, que são absorver a produção de diferentes lugares do mundo e ultrapassar os limites da fotografia, indo ao encontro de outras linguagens artísticas.

    (mais…)

    Detalhes

    Leia mais