Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

  • 29 mai

    Diretor Guilherme Fiuza fala sobre o filme “Menino no Espelho”

    Menino no Espelho é um filme inspirado na obra homônima do escritor mineiro Fernando Sabino. Filmado e produzido em Cataguases, o longa aborda o universo infantil, na Belo Horizonte de outrora. O diretor Guilherme Fiúza Zenha foi ao programa Paratodos da TV UFMG e contou um pouco do processo de produção e viabilização do filme.

    Menino no espelho estreia nas telonas, em janeiro de 2014.

    O CentoeQuatro é apoiador de Paratodos, um programa semanal de discussão e exibição de vídeos e filmes independentes produzidos por estudantes, ONGs e produtores que estão em busca de experimentações e novas linguagens. Saiba quando e onde assistir.

    Detalhes

    Leia mais
  • 22 mai

    BH ganha a primeira biblioteca pública com acervo especializado em artes visuais

    Viabilizada pelo Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Funarte, a Biblioteca 104, primeira biblioteca pública de Belo Horizonte com acervo especializado em artes visuais, abre as portas ao público no sábado, 01 de junho às 10h no CentoeQuatro. A data será marcada por um lançamento coletivo de livros de artistas mineiros e um debate sobre a produção de livro de artista.

    A Biblioteca 104 está instalada no CentoeQuatro e é mais uma opção dentro do espaço que busca promover a convivência, a abertura dos sentidos e o compartilhamento de experiências gerando oportunidades de re!exão. A proposta da biblioteca é oferecer, em pleno centro da cidade (local de fácil acesso), um acervo especializado de livros, períodicos e catálogos a artistas, estudantes, pesquisadores e visitantes.

    Formado entre os meses de fevereiro e abril deste ano, o acervo da Biblioteca 104 é composto por cerca de 1.500 volumes com edições atualizadas. Os títulos de fotogra#a, desenho, gravura, cinema e pintura variam entre teóricos e visuais e servem como suporte aos programas educativos que acontecem no CentoeQuatro.

    Para marcar a data de abertura haverá o lançamento coletivo dos livros:

    _ A01 [cod.19.1.1.43] — A27 [s|cod.23], de Rosângela Rennó.
    _ Espelho diário, de Rosângela Rennó e Alicia Duarte Penna
    _ Iluminuras, de Júlio Martins e Marco Antônio Mota
    _ NEVEN, de Raquel Versieux e Vicente Pessôa
    _ Os Chicos Prosa e Fotogra!a, Beira de Estrada e Harpia, da Nitro Editorial
    _ Pulsão escópica, de João Castilho
    _ Rota Raiz, de Pedro David
    _ Edições Andante, de Amir Brito Cadôr
    _ Revista Nuvem nº6 – Arquipélago Imaginário, coordenada por Brígida Campbell

    Haverá também um bate-papo sobre produção de livro de artista com Raquel Versieux e Vicente Pessôa e mediação do curador Júlio Martins.

    A Biblioteca 104 funcionará de terça a sexta, das 14h às 19h e aos sábados das 9h às 13h e não abrirá aos feriados. As consultas deverão ser feitas no local, pois não será permitido o empréstimo das publicações. A biblioteca está está equipada com computadores com acesso à internet para pesquisas complementares.

    Para ampliação do seu acervo, a Biblioteca 104 também receberá doações de livros e catálogos. Artistas e editoras que quiserem contribuir devem entrar em contato pelo e-mail contato@centoequatro.org.

    :: Sábado, 01 de junho de 2013

    10h | Lançamento coletivo de livros dos artistas João Castilho, Rosângela Rennó, Pedro David, Júlio Martins, Nitro Editorial, Amir Brito Cadôr, Viente Pessoa e Raquel Versieux. Distribuição de cartazes do Poro e lançamento da revista Nuvem nº6 Arquipélago Imaginário
    11h | Debate sobre a produção de livro de artista com Vicente Pessoa e Raquel Versieux e mediação do curador Júlio Martins

    Entrada gratuita

    Leia mais
  • 21 mai

    Conheça os criadores do site de cinema Ovo de Fantasma

    Transformar uma paixão em ofício é o sonho de muita gente, e o crítico de cinema é um ótimo exemplo de quem consegue unir trabalho e diversão. Com a internet cresce o número de pessoas que encontram um espaço para o exercício da crítica mesclando informações técnicas apuradas e uma leitura densa de roteiros e interpretações. Na edição do programa Paratodos da UFMG do dia 19/05, um bate-papo com a estudante de comunicação social e realizadora do site Ovo de Fantasma, Ana Clara Mata.

    O CentoeQuatro apoia o Paratodos, um programa semanal de discussão e exibição de vídeos e filmes independentes produzidos por estudantes, ONGs e produtores que estão em busca de experimentações e novas linguagens. Saiba quando e onde assistir.

    Detalhes

    Leia mais
  • 07 mai

    Inscrições abertas para a Maratona Fotográfica

    As inscrições para a Maratona Fotográfica estão abertas, realizada pelo FIF – Festival Internacional de Fotografia de BH, a atividade irá proporcionar à fotógrafos em formação a experiência de produzir um ensaio fotográfico autoral inédito na cidade, durante o período do festival, sob orientação de artistas e fotógrafos profissionais. O resultado final dessa produção será exibido em sessões de projeção em diferentes espaços públicos de BH.

    Abertas até 1º de junho, as inscrições para a Maratona Fotográfica são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival, no site do FIF.

    Para se inscrever, é preciso apresentar um projeto de investigação fotográfica e portfólio, dentre outros dados. Os 20 selecionados serão orientados por um time de fotógrafos que vivem em Belo Horizonte, formado por Rodrigo Mendes , Leonardo Costa Braga e membros da agência Nitro Imagens.

    A Maratona Fotográfica do FIF é uma versão ampliada e atualizada do projeto Maratona Fotográfica – Um Olhar Sobre a Região Leste, Um Olhar Sobre o Mundo, também realizado na capital mineira, entre 2009 e 2010, sob coordenação de Bruno Vilela, também um dos idealizadores e diretores do festival.

    Vale lembrar que segue aberta, até 20 de maio, a convocatória internacional para a exposição do FIF. As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas no site do festival.

    Até o momento, já foram recebidas 220 inscrições, de mais de 20 países, além do Brasil: Alemanha, Argentina, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Chile, China, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, México, Noruega, Polônia,Rússia, Senegal, Suíça e Togo.

    As inscrições para a mostra coletiva e exposição internacional ficam abertas até dia 2o de maio. Para mais informações, acesse o site oficial: http://www.fif.art.br/

    Detalhes

    Leia mais