Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Filtrar por data

Como Chegar

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro
Belo Horizonte | MG | 30.160-000
Telefone: (31) 3222-6457
contato@centoequatro.org

Funcionamento:
Café 104, Cine 104 e espaços multiuso: consulte a programação

Acesso para deficientes

Detalhes

Agenda

30 jun

[A Escola Vai ao Cinema] Iniciativa é gratuita e voltada para alunos de escolas públicas

Foto do filme “O Menino e o Mundo”, um dos filmes disponíveis no Projeto “A Escola Vai ao Cinema”

Com o objetivo de propiciar o contato de estudantes com importantes filmes da cinematografia brasileira recente, o CentoeQuatro dá continuidade ao programa educativo Escola Vai ao Cinema. A ideia do projeto é ir além do entretenimento. Para isso, todas as sessões contam com a presença de especialistas convidados que, após a exibição do filme, participam de um bate-papo com os jovens sobre cinema, linguagem cinematográfica e também sobre questões sociais e políticas trazidas por cada filme. As inscrições podem ser feitas aqui. A proposta é para alunos acima de 10 anos.

A escola pode escolher um filme entre os três títulos disponíveis, agendar a data e horário da sessão – no turno da manhã ou tarde – e levar a(s) turma(s) para ver o filme e participar de um debate, logo após a exibição. As atividades acontecem no Cine 104, que tem capacidade para 90 pessoas.

A atividade é gratuita para escolas públicas, devendo a escola ficar responsável apenas pelo transporte dos alunos. As escolas particulares que tiverem interesse, também podem participar do programa, basta entrar em contato pelo e-mail cine@centoequatro.org para saber as condições e valores.

Filmes disponíveis para agendamento de sessões para escolas, no Cine 104, em 2015:

→ Branco Sai, Preto Fica (dir. Adirley Queirós, 2014, 90 min, 12 anos)
→ Hoje eu quero voltar sozinho (dir. Daniel Ribeiro, 2014, 96 min, 12 anos)
→ O Menino e o Mundo (dir. Alê Abreu, 2013, 85 min, livre)

Moderadores participantes:

Carla Maia – ensaísta e pesquisadora de cinema, atua também como curadora, professora, realizadora e produtora. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da FAFICH/UFMG. Diretora do documentário Roda, co-dirigido por Raquel Junqueira. Integra o coletivo Filmes de Quintal, que realiza o forumdoc.bh: Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

Ewerton Belico – professor, pesquisador e curador de cinema, integra a Associação Filmes de Quintal e é um dos organizadores do forumdoc.bh. Foi curador do Festival Internacional de Curtas-Metragem de Belo Horizonte (2012-2014) e é curador do II Fronteira – Festival de cinema documentário e experimental de Goiânia. Foi jurado do da Mostra de Cinema de Tiradentes (2015) e atualmente trabalha na pré-produção do seu primeiro longa metragem.

Gustavo Jardim – realizador audiovisual, dirigiu os filmes “Rivadavia 2010″, “A Hora do Primeiro Tiro” e “O Bagre Africano de Ataléia”. Trabalha com suportes variados entre diversas artes e o cinema. É professor do programa Imagens em Movimento em parceria com a Cinemateca Francesa e pesquisador em Cinema e Educação pelo mestrado da FAE/UFMG.

Maria Elisa Macedo – mestranda em Cine y Teatro latinoamericano na Universidad de Buenos Aires e graduou-se em Jornalismo UNI-BH. Professora em oficinas e cursos livres de audiovisual e comunicação de projetos como Além dos muros das escolas, parceria entre Faculdade de Educação da UFMG e o Espaço Cultural CentoeQuatro; o MVMOB, Tela Mágica – circulação de cinema no interior de MG. Entre seus trabalhos autorais estão o curta metragem Ciudad Visible, exibido em Buenos Aires e BH e sua primeira exposição individual de fotografia Mira, um olhar sobre Cuba.

Informações dos filmes

Branco Sai, Preto Fica
Direção – Adirley Queirós - Brasil/ DF, 2014, 90 min - Classificação indicativa – 12 anos
Sinopse – Tiros em um baile black na periferia de Brasília ferem dois homens. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Direção – Daniel Ribeiro - Brasil, 2014, 96 min - Classificação indicativa – 12 anos
Sinopse – Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

O Menino e o Mundo
Direção – Alê Abreu - Brasil, 2013, 85 min - Classificação indicativa – livre
Sinopse – Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Detalhes

Vá de ônibus, táxi, bicicleta ou metrô | Próximo a Estação Central de metrô

Detalhes