Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Filtrar por data

Como Chegar

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro
Belo Horizonte | MG | 30.160-000
Telefone: (31) 3222-6457
contato@centoequatro.org

Funcionamento:
Café 104, Cine 104 e espaços multiuso: consulte a programação

Acesso para deficientes

Detalhes

Agenda

25 mar

Reabertura do Cine 104 será no dia 25.03 (quarta-feira)

Investindo no formato DCP (Digital Cinema Package), o Cine 104 reabre a partir desta quarta-feira (25.03), às 20h30, com a pré-estreia em Belo Horizonte do longa-metragem “O Fim de uma Era”, de Bruno Safadi e Ricardo Pretti. A sessão especial é gratuita, com distribuição de 50% dos ingressos para o público em geral, 30 minutos antes da sessão. Em caso de lotação, a sessão será reprisada às 22 horas.

Na quinta-feira (26.03), a sala retoma a programação regular. Entrarão em cartaz dois dos filmes brasileiros mais exibidos e premiados no circuito de festivais, em 2014: “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós (melhor filme no Festival de Brasília), e “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante (melhor filme no Festival de Paulínia). Além da mudança nos equipamentos de projeção da sala, o Cine 104 aposta em novos projetos para 2015, priorizando sempre a exibição de filmes brasileiros e garantindo espaço para a produção local.

Segundo Daniel Queiroz, programador do Cine 104, a mudança no equipamento garantirá ainda mais qualidade na exibição dos filmes. “Além do investimento no novo projetor DCP, o Cine 104 ganhou nova tela e novos equipamentos de som. Trata-se de uma mudança que, além de propiciar a maior qualidade de exibição, ampliará as possibilidades de acesso a filmes, com um impacto positivo também na programação da sala”. O formato DCP é o padrão internacional utilizado hoje pelas distribuidoras de filmes, tendo substituído a película 35mm nos novos lançamentos.

Em funcionamento regular desde outubro de 2012, o Cine 104 é uma opção para o público que aprecia a diversidade da produção cinematográfica. O cinema exibe principalmente lançamentos, renovando sua programação semanalmente, às quintas-feiras. Mas se ele se aproxima do circuito de salas comerciais “na forma”, busca se diferenciar pelo conteúdo. Sua programação é pautada pela qualidade das obras. O objetivo é exibir produções autorais, de cinematografias diversas, tanto de cineastas renomados quanto de novas revelações do cinema internacional e, principalmente, brasileiro, abrindo espaço para títulos que poderiam ficar restritos à exibição em mostras e festivais.

A intenção é oferecer ao público uma programação permanente de bons títulos, suprindo uma carência da cidade de espaços que exibam filmes de perfil mais artístico. A programação da sala prioriza sempre o cinema brasileiro contemporâneo e muitos dos filmes exibidos são lançados, em Belo Horizonte, apenas no Cine 104. A sala realiza também um trabalho de formação de público, com uma agenda permanente de atividades para além das exibições, que incluem debates com diretores, sessões comentadas para escolas, mini-cursos, cineclube e lançamentos de filmes de Belo Horizonte.

Novos projetos – Além de uma renovação nos equipamentos de exibição, o Cine 104 aposta em uma série de projetos, sempre com o objetivo de difusão cultural e formação de público. Serão continuados e ampliados, em 2015: o Cine 104 Mostra – O Cinema de BH, que promove lançamentos de produções locais; o CineQuintal no 104, cineclube realizado em parceria com a Associação Filmes de Quintal; A Escola vai ao cinema, que promove sessões comentadas de filmes brasileiros, para adolescentes de escolas públicas; os lançamentos de filmes com a presença de diretores, em Sessões Comentadas e os Encontros com Realizadores, cursos de curta duração com realizadores de destaque na cena brasileira.

Além destes projetos, destacam-se duas novas ações para 2015: a exibição de curtas na hora do almoço, no programa Curta no Almoço 104, que promoverá sessões gratuitas às terças e sextas (13 horas e 13h30) e a abertura de inscrição para filmes independentes, de todas as durações e formatos, que não contam com uma distribuidora, e queiram ser exibidos na programação do Cine 104 – “Exiba seu filme no Cine 104”. O objetivo é receber inscrições de filmes como fazem as mostras e festivais, mas com uma seleção permanente para exibição ao longo do ano, na programação regular e em mostras especiais, ampliando ainda mais o espaço para as produções de perfil mais independente.

Programação especial, sessões comentadas e oficinas – Para a reabertura do Cine 104 foram escolhidos filmes brasileiros de grande destaque em 2014. A sessão especial de reabertura apresentará, em pré-estreia, o longa-metragem “O Fim de Uma Era”, inédito em Belo Horizonte. Os diretores Bruno Safadi e Ricardo Pretti, o montador Luiz Pretti e o fotógrafo Lucas Barbi estarão em BH para apresentar a sessão, na quarta-feira, dia 25 de março, às 20h30.

O filme é a terceira produção da chamada “Operação Sônia Silk”, em que a mesma equipe técnica e atores rodaram 3 longas metragens, em apenas duas semanas, com um orçamento de apenas 40 mil euros. O projeto foi inspirado na Belair, produtora de Rogério Sganzerla e Júlio Bressane, que na década de 70 produziu uma série de ótimos filmes, em pouquíssimo tempo, com um mínimo de recursos.

A partir de quinta-feira (26.03), a sala retoma a programação regular. O longa-metragem “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós, entra em cartaz em duas sessões – às 17h15 e 19 horas. O filme conquistou diversos prêmios como Melhor Filme, Ator e Direção de Arte no 47º Festival de Brasília; Melhor Filme no Festival de Mar del Plata; Menção Honrosa na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes e participou da Seleção Oficial de importantes festivais internacionais, como Hamburgo, Vienna e Torino e Doc Lisboa, dentre outros.

Outro filme na programação é o longa-metragem “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante, que entra em cartaz na sessão das 20h40. O filme arrematou os Prêmios de Melhor Filme, Direção, Ator, Atrizes e Prêmio da Crítica no 6º Festival de Paulínia e participou da Seleção Oficial do Festival de Roterdã, em 2014.

Evento: Reabertura do Cine 104
Data: 25.03 (quarta-feira)
Pré-estreia do longa-metragem “O Fim de Uma Era”
Com a participação dos diretores Bruno Safadi e Ricardo Pretti, do montador Luiz Pretti e do fotógrafo Lucas Barbi.
Horário: 20h30
Sessão gratuita (serão disponibilizados 50% dos ingressos para o público em geral, 30 minutos antes da sessão; em caso de lotação o filme será reprisado às 22 horas)

 

Detalhes

Vá de ônibus, táxi, bicicleta ou metrô | Próximo a Estação Central de metrô

Detalhes