Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Filtrar por data

Como Chegar

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro
Belo Horizonte | MG | 30.160-000
Telefone: (31) 3222-6457
contato@centoequatro.org

Funcionamento:
Café 104, Cine 104 e espaços multiuso: consulte a programação

Acesso para deficientes

Agenda

[debate] A privatização das imagens no tempo do Youtube

03 de maio, terça-feira, 18h30
reunião aberta do grupo Poéticas da Experiência
entrada gratuita

No dia 03 de maio, terça-feira, às 18h30, o grupo de pesquisas da Fafich/ UFMG, Poéticas da Experiência, fará uma reunião aberta, no Cine 104, como parte da programação do ano que se dedica a pensar as “Modalidades Contemporâneas do Político no Cinema”.
Na oportunidade, haverá um debate sobre “A privatização das imagens no tempo do Youtube”. Partindo da exibição de vídeos colhidos da rede, pretende-se indagar em que medida o ato de virar a câmera pra si encena um desvio do político, em que pese sua dimensão coletiva e histórica.
A ideia é buscar na comparação com o cinema de escrita de si, em sua tradição ensaística e documental, uma melhor compreensão dos modos como as imagens caseiras produzidas para o compartilhamento nas redes sociais recolocam os limiares entre o político, o estético e o subjetivo.

Na sequência, às 20h30, haverá sessão especial de lançamento, em Belo Horizonte, do filme Proxy Reverso, de Guilherme Peters e Roberto Winter, que dialoga com o tema do debate. Trata-se de um longa de ficção cuja narrativa visual e sonora é toda construída a partir do que se vê e do que se ouve na tela do computador do personagem protagonista do filme, Davi Reis (a tela do computador torna-se a tela do cinema), propiciando reflexões sobre as relações entre cinema e internet.
O filme foi o longa metragem vencedor da sétima edição do festival Semana dos Realizadores e será exibido pela primeira vez em Belo Horizonte.Os diretores Guilherme Peters e Roberto Winter estarão presentes à sessão e participarão de um debate com o público, após a exibição.

Sobre o grupo Poéticas da Experiência:
Constituído em 2007, e coordenado pelo professor César Guimarães, o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência (Departamento de Comunicação Social, FAFICH-UFMG), congrega professores, estudantes, e pesquisadores, em torno de reflexões sobre as múltiplas manifestações do audiovisual contemporâneo – nos domínios da fotografia, do cinema e outras artes – levando em conta os processos de criação, a organização dos elementos expressivos e as formas de fruição. As discussões privilegiam os diferentes modos como as imagens figuram, convocam e produzem a experiência dos sujeitos.

Vá de ônibus, táxi, bicicleta ou metrô | Próximo a Estação Central de metrô