Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

10 nov

Vem Ver Boi, novo espetáculo do Grupo de Teatro Fribra

No dia 14/11, o Grupo de Teatro Fibra de Montes Claros, apresenta no CentoeQuatro seu novo espetáculo ” Vem Ver Boi” com direção de Lucílio Gomes, dramaturgia de Terezinha Lígia, direção musical Amauri Tibo.

O texto, elaborado durante os laboratórios realizados para o espetáculo, é um mosaico que retrata através da personagem Sá Dona a individualização do homem contemporâneo com suas mazelas políticas, existenciais e morais, mas também os valores culturais, em especial os festejos de Boi que permeiam todo o Brasil como fonte perene para mudanças de atitude, reacendendo nesse mesmo homem o desejo de se “ajuntar” para dançar, cantar e festejar.

O espetáculo tem forte apelo visual, quando as fantasias da personagem Sá Dona são materializadas.

Comentários do diretor Lucílio Gomes
“Vem ver boi, é um projeto audacioso construído no peito e na raça, o que é próprio desse grupo que desafia todas as leis há 30 anos, pela vontade de fazer teatro. Morando em BH no início e depois em Lagoa Santa o que aumenta a viagem em uma hora, tornamos-nos anti-sociais deixando de repartir com nossas famílias e amigos os finais de semana e feriados para mergulharmos no processo de criação da mais nova obra do Grupo FIBRA, que reúne mais que desejo. É o reencontro de um sonho que comecei sonhando junto com esse grupo na década de 80. Poder voltar a Montes Claros para trabalhar com o FIBRA, é o mesmo que voltar a seu lugar de origem para regar a árvore onde à parteira enterrou o seu umbigo, para que crescesse forte e desse muitos frutos, coisas da nossa herança africana e que é raro hoje em dia. Mas faço esse paralelo da árvore com a pessoa da Professora e diretora Terezinha Lígia que é guerreira incansável e que me iniciou nessa arte que se tornou o meu pulmão. Meu umbigo foi muito bem tratado, pois mirando nesse exemplo nunca desisti e faço da minha vida o teatro e do teatro minha vida.
Vem Ver Boi é um grito de urgência, urgência de retorno de encontros para podermos trocar pelo menos um pouco o sintético e o cibernético pelos sabores do amor, do compartilhar e pensar juntos.”

Ficha Técnica
Concepção e direção: Lucílio Gomes
Dramaturgia: Terezinha Lígia
Direção Musical: Amauri Tibo
Elenco: Terezinha Lígia, Gilberto Cardoso, Amauri Tibo e Lucílio Gomes
Pesquisa Musical: Lucílio Gomes e Terezinha Lígia
Projeto Gráfico/Ilustração: Willi de Carvalho
Design Gráfico: Marcelo Souto
Concepção Cenográfica: Lucílio Gomes
Serralheria: Nilson Santos
Figurino/Bois: Juliana Floriano
Adereços: Lucilio Gomes e Ricardo simões
Bonecos/máscaras: Carla Grosse
Costureiras: Marisa Silva e Carmem Lúcia Alves
Vídeo: Fernando Rodrigues, Fabiano Lopes e Marcelo Souto
Participação Especial: Róps Malungo
Produção: Grupo Teatro Fibra

Detalhes

Deixe um comentário