Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

25 jul

“Savassi Festival” | Maior evento de jazz do país festeja 10 anos

Para marcar os 10 anos de um dos festivais mais dinâmicos de Belo Horizonte, o Savassi Festival 2012 preparou uma programação com grandes nomes do jazz nacional e internacional. De 18 a 29 de julho, diversos pontos da capital, incluindo o Parque Municipal, ruas da Savassi, a Praça da Liberdade e ainda shopping, praças, bares, cafés e restaurantes, recebem instrumentistas e intérpretes consagrados junto a novos talentos.

Haverá também a entrega do Prêmio Jazz de Minas 2012, que tem como objetivo homenagear os músicos que destacaram e pelo conjunto da obra. Nesta edição, o respeitável e inspirado compositor e instrumentista Chico Amaral será agraciado com o prêmio e também lançará seu CD “Província”, no ano em que completa 33 anos de carreira musical. O compositor é admirado por, dentre outras qualidades, passear pela MPB e pelo jazz.

Savassi Festival na Praça 7

O destaque fica por conta dos eventos nas praças e parques. A partir desse ano, a Praça da Liberdade começa a fazer parte do roteiro de shows do Savassi Festival. Nos dias 28 e 29 de julho vão acontecer shows gratuitos dos artistas Sandro Albert Quartet, Diego Schissi Quinteto e Ari Hoeing Quartet e Gilvan de Oliveira, além do “Tributo a Tom Jobim”, por Kiko Continentino que convida Paulinho do Trompete (RJ). O palco ainda vai contar com a apresentação de Darcy James Argue ao lado da Big Band Palácio das Artes.

No dia 29 de julho, às 10h, o Parque Municipal será palco para o encontro entre o compositor e pianista Kenny Werner e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro Marcelo Ramos.

No dia 29 de julho (domingo), a região centro-sul será palco do momento mais aguardado do Festival 2012. Isso porque além dos shows que acontecerão na Praça da Liberdade, o Savassi Festival: evento de rua, terá início a partir das 14 horas, no coração da Savassi. Shows simultâneos e uma grande festa que vai unir música e solidariedade. Como nos anos anteriores, a entrada para os shows será trocada por dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à AMAS (Associação Municipal de Serviço Social), que repassará para entidades carentes credenciadas.

Quatro palcos serão montados ao ar livre nos quarteirões das ruas Alagoas, Antônio de Albuquerque e Sergipe. Em cada um deles, grandes nomes do jazz nacional e internacional tornarão a maior festa de jazz ao ar livre do Brasil: Hermeto Pascoal, Shai Maestro, Ari Hoenig, Reteté Big Band, Mark Lambert & Orquestra Rádio Swing. Entre um show e outro haverá espaço para DJs que vão apresentar seus sets especialmente elaborados.

Completam a programação do Savassi Festival cursos e workshops ministrados por artistas internacionais e nacionais, com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento e aprendizagem. Tanto os cursos quanto os workshops começam no dia 18 de julho e se estendem durante todo o evento, terminando no dia 30 de julho.

Os interessados poderão encontrar variados temas, além do jazz, como vocal para cantores, regulagem básica de instrumento de cordas e improvisação. Para os mais interessados em se aprofundar nas composições de Kenny Werner, em parceria com a Fundação de Educação Artística, o Savassi Festival irá realizar um curso sobre o compositor com duração de cinco dias. No último dia do curso, o próprio Kenny Werner estará presente.

Além de música, haverá espaço para a fotografia com o concurso Fotografe o Jazz, que escolhe fotos feitas pelo público durante o evento. As fotos inscritas serão selecionadas por uma curadoria e depois ganharão uma exposição.

Confira a programação completa do evento: http://www.savassifestival.com.br/2012/

Detalhes

Deixe um comentário