Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

28 jul

Arte em Foco – História da Arte em Minas Gerais

Artífices e Artistas na Capitania e Província de Minas Gerais séc. XVIII a meados do séc. XIX – Adalgisa Arantes Campos (UFMG)

O curso da professora Adalgisa Arantes Campos é centrado na vida cotidiana de artífices e artistas do século XVIII a meados do século XIX, assim como nas obras propriamente ditas. O recorte cronológico enfoca as edificações coloniais e sua ornamentação, sobretudo no tocante a arte religiosa que constitui a maior parte das encomendas. Quanto à concepção rococó, bem como do alvorecer do academicismo, além das intervenções variadas.

Adalgisa Arantes é graduada em História (1982)  e mestre em Filosofia (1986) pela UFMG, e doutora em História Social (1994) pela USP. É professora do departamento de História da UFMG e atua principalmente nos temas: barroco luso-brasieiro, artistas do período colonial, iconografia cristã, ritos católicos, mecenato confrarial, o ideário da morte, as manifestações culturais e artísticas alusivas à Quaresma e Semana Santa; recentemente vem se dedicando ao estudo do universo artístico das ordens monásticas.

Detalhes

Um comentário

  1. Manuele Vanin 09.06.2012

    muito legal…

Deixe um comentário