Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

28 set

Espetáculo 1999=10 e outras atrações gratuitas acontecem hoje no CentoeQuatro

Hoje, a partir das 20h, o agrupamento Quem Somos Nós realiza no CentoeQuatro um evento de encerramento do projeto “Circulação 1999=10 – do teatro ao espaço público”. Nos meses de agosto e setembro, os artistas levaram 10 performances em lugares de espera e passagem de Belo Horizonte, como praças, cafés, rodoviária, estações de metrô e parques. Agora, o agrupamento quer compartilhar a experiência num evento final que traz registros das vivências na rua. “A rua é adversa e inesperada. Tivemos momentos surpreendentes”, explica Dudude, responsável pela concepção e direção do trabalho. A entrada é gratuita.

Programação de encerramento do projeto

Durante a programação, o público vai conferir uma exposição de fotos (de Bruno Vilela) e um vídeo (de Marcelo Kraiser) que registram situações curiosas e inusitadas dos performers na rua, em interação com as paisagens urbanas e os passantes. Para receber o público no Café 104, o performer e gourmet Miller Machado preparou uma performance gastronômica surpresa. (Só estando lá para degustar!). Em seguida, mais situações inesperadas: o espetáculo 1999=10 será apresentado no escuro. O agrupamento Quem Somos Nós convoca o público para levar a sua própria lanterna. “Assim como o público tem a escolha de ver o que quiser quando a performance acontece na rua, a ideia é manter essa liberdade, quando nos apresentamos no escuro e cada espectador ilumina o que mais lhe interessa”, explica a performer Patrícia Siqueira. A programação encerra com Jam Session, embalada pelo som do DJ Vinícius Souza.

Foto: Bruno Vilela

Sinopse do espetáculo “1999=10”

Nada de fato mudou! 2011 pode ser 1999, que é igual a 10. Assim como 2999 pode, algum dia, se tornar 2011, que na soma dá 12 e por aí vai! O que realmente importa? A cada manchete o papel de jornal envelhece. As notícias de hoje são outras e as mesmas de antes. Os homens são os mesmos de antes. O espetáculo 1999=10 escancara sintomas desse mundo imediatista apoiado nas aparências. Ela brinda com ironia a superfície, a prepotência, a soberba e o caos a que chegaram os “homens da caverna” do século XXI.

Em cena, os performers estão vestidos de terno, afinal, “de terno tudo fica mais fácil”. Essa máxima foi extraída da cena original e também incorporada ao espetáculo. Além da armadura contemporânea (o terno), associada ao poder e credibilidade, os performers carregam cadeiras, jornais e muitas verdades. “As aberrações humanas não passam de seres humanos comuns, anônimos, produtos massificados, que pensam ter certeza de tudo, inclusive de que são a imagem e semelhança de Deus”, conta Dudude.

Agrupamento Quem Somos Nós

O agrupamento Quem Somos Nós, formado por Beatriz França, José Washington, Miller Machado, Patrícia Siqueira e Vinícius Reinaldi, surgiu de um desejo de experimentar o corpo que fala e suas possibilidades de movimento. O grupo já se conhecia de encontros de improvisação, chamados de “Jam Session”, promovidos no antigo estúdio da artista de dança Dudude.

Em 2010, o agrupamento apresentou a Cena Curta 1999=10, em Curitiba, no Festival de Cenas Breves, e em Belo Horizonte, no Festival de Cenas Curtas. Na mesma época, o agrupamento teve a cena 1999=10 selecionada pela banca do Festival de Cenas Curtas, para a montagem de um espetáculo, dentro do projeto Cena-Espetáculo do Galpão Cine-Horto. Em 2011, o espetáculo 1999=10 estreou no Verão Arte Contemporânea. Depois, a montagem seguiu em cartaz no Teatro Alterosa. Com o projeto Circulação 1999=10 – do teatro ao espaço público, o grupo, que está sempre em movimento, propôs transformar a cena em performance com apresentações na rua e apresentar o espetáculo 1999=10 no escuro. “Nossa equipe gosta disso. O importante é estar em movimento. Gostamos de não saber ao certo onde estamos indo, e nos deixamos levar”, explica a integrante do agrupamento, Patrícia Siqueira.

Ficha Técnica:
Intérpretes-criadores (Quem Somos Nós): Beatriz França, José Washington, Miller Machado, Patrícia Siqueira e Vinícius Reinaldi
Concepção e Direção: Dudude
Produção: Patrícia Matos
Foto: Bruno Vilela
Vídeo: Marcelo Kraiser
Técnico: William Gomes
Designer Gráfico e DJ: Vinícius Souza
Realização: Quem Somos Nós

Mais informações

Detalhes

Deixe um comentário