Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

12 out

[FIF BH] Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte

FIF BH - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte
Em sua segunda edição, FIF BH – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte conta com exposição internacional, palestras, painéis de discussão e atividades formativas – programação mais intensa de atividades será realizada entre os dias 1º e 9 de outubro.

Entre os dias 1º e 9 de outubro, a 2ª edição do FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte transformará a capital mineira em ponto de encontro para discussão e reflexão sobre a imagem fotográfica no Brasil e no mundo. A programação do Festival inclui a exposição internacional “Mundo, Imagem, Mundo” – que ocupa três espaços da cidade entre os dias 1º de outubro e 29 de novembro –, palestras, painéis de discussão, conversas com artistas, lançamento de livros, oficinas e maratona fotográfica.

Idealizado e coordenado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o FIF-BH é um festival voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações sobre a imagem na interseção com outros campos do conhecimento. Além de trazer à cidade de Belo Horizonte obras de importantes artistas dos quatro cantos do mundo – a grande exposição internacional reúne cerca de 200 trabalhos produzidos por 36 artistas vindos de 19 países – o FIF 2015 conta com outras quatro linhas de ação voltadas para estímulo do pensamento crítico e reflexões sobre a produção de imagens.

PROGRAMAÇÃO NO CENTOEQUATRO

Exposição “MUNDO, IMAGEM, MUNDO”
Dentre mais de 1450 inscrições, vindas de 48 países dos 5 continentes, o FIF – Festival Internacional de Fotografia selecionou para a sua segunda edição obras de 36 artistas, de 19 nacionalidades de 4 continentes, que irão compor a exposição “Mundo, Imagem, Mundo”.

→  Período: de 3 de outubro a 08 de novembro.

Em 2015, a curadoria da Exposição e da convocatória Moving Images – composta pelos coordenadores do Festival Bruno Vilela e Guilherme Cunha, juntamente com Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG – buscou trabalhos que, além de estabelecer diálogos entre as diversas linguagens e processos de construção da imagem, contribuíssem para a reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo.

“Nos trabalhos são investigados os diversos mundos que coexistem, se sobrepõem e se tencionam em diferentes contextos sociais e históricos”, afirma Bruno Vilela. “Os trabalhos selecionados representam diferentes visões de mundo e visões sobre o mundo. A potência de muitas das imagens reside na forma como evidenciam o impacto e até mesmo uma certa fragilidade das estruturas de controle e poder vigentes, dissolvem barreiras ou discutem a apropriação de valores culturais e históricos, levantando questões e reflexões sobre a organização das sociedades – obras em que a poética da imagem converge com o pensamento político, sem serem panfletárias”, afirma Guilherme Cunha.

Neste ano, a exposição também será composta por 13 trabalhos em vídeo, de artistas de 8 nacionalidades, selecionados através da convocatória Moving Images – obras que, de caráter documental, performático ou cinemático, transitam entre o experimental e o cinematográfico em interseção com a fotografia.

→  Abertura: 3 de outubro, às 19h
Visitação: de 4 de outubro a 08 de novembro
Segunda, das 12h às 17h; de terça a sexta-feira, das 12h às 22h; sábado e domingo, das 16h às 22h

Ver lista de artistas por espaço 

LANÇAMENTO DO LIVRO ESPAÇOS COMPARTILHADOS DA IMAGEM
Caderno de Reflexões Críticas sobre a Fotografia
No dia 8 de outubro, às 18h00, o café do CentoeQuatro recebe o lançamento de Espaços Compartilhados da Imagens – Caderno de Reflexões Críticas sobre a Fotografia. O livro, publicado pela editora Circuito, será distribuído gratuitamente.

A publicação, contemplada pelo XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, parte da pesquisa realizada para a produção do FIF BH 2013 e 2015. Além de trazer imagens das obras selecionadas para a primeira edição do festival, o livro está organizado em torno de textos produzidos por autores convidados, voltados para o entendimento do universo da imagem fotográfica em seus mais diversos aspectos: estéticos, poéticos, políticos, filosóficos, sociais, históricos, dentre outros. Ao todo, a publicação é composta por nove textos escritos por teóricos, críticos, professores e artistas divididos em quatro eixos: “Espaços Compartilhados da Imagem”, “Tecnologia e Visualidade”, “Imagem e Construção de Realidades” e a “Política das Imagens”.

Autores Convidados: Roland Bleiker (Austrália); Daniel Rubstein (Inglaterra); Ron Burnett (Canadá); Stefanie Baumann (Alemanha); David Levi Strauss (EUA); Eduardo de Jesus (Brasil); Patricia Azevedo (Brasil); Maria Angélica Melendi (Argentina)

→  Lançamento: 08/10, quinta-feira, às 18h

FIF UNIVERSIDADE
Em 2015, o Festival desenvolve também o FIF Universidade, nova ação voltada para produção de conhecimento acadêmico sobre o universo da imagem e que busca promover a reflexão sobre a produção imagética, suas influências no mundo e a forma como impactam as relações humanas.

Realizada em parceria com o programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, essa atividade reunirá em Belo Horizonte 20 pesquisadores, de 3 países, selecionados pelos professores Carlos Henrique Falci, Adolfo Cifuentes, Anna Karina Bartolomeu, Patrícia Azevedo e Eduardo de Jesus. Os selecionados irão integrar cinco painéis de debate que serão realizados entre os dias 05 e 09 de outubro, sempre às 15h, no Café do CentoeQuatro.

Imagem e Memória
→  Dia 05.10, segunda-feira, às 15 horas

Outros Mundos, Outros Imaginários
→  Dia 06.10, terça-feira, às 15 horas

Políticas das imagens e as estruturas de poder
→  Dia 07.10, quarta-feira, às 15 horas

Educação, imagem e novas formas de produção de conhecimento
→  Dia 08.10, quinta-feira, às 15 horas

Painel: Imagem e produção poética
→  Dia 09.10, sexta-feira, às 15 horas

PALESTRAS
Entre os dias 4 e 9 de outubro, o CentoeQuatro recebe, como parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia, seis palestras que com objetivo de aproximar inquietações e conceitos sobre o universo da imagem, produzidos por diferentes campos do conhecimento. Para participar do ciclo de palestras foram convidados pensadores, professores, curadores e artistas, que irão apontar questionamentos e propor reflexões sobre a produção imagética, suas influências na construção das diferentes visões de mundo e a forma como impactam as relações humanas.

A fotografia e o filme como tradução ritual de espaços e tempos de performances sagrada, com Ayson Heráclito
→  Dia 04.10, domingo, às 17h

Imagem, mitos e mitologias Políticas, com André Azevedo da Fonseca
→  Dia 05.10, segunda-feira, às 19h30

Imagem, arte e Poder, com Tadeu Capistrano
→  Dia 06.10, terça-feira, às 19h30

Sobre a fotografia e seus outros: Arquivo, legendas, contextos e veracidade, com Stefanie Baumann
→  Dia 07.10, quarta-feira, às 19h30

Mídia e favela, com Ubirajara Carvalho
→  Dia 08.10, quinta-feira, às 19h30

Políticas da Visualidade na América Latina , com Jorge Sepulveda
→  Dia 09.10, sexta-feira, às 19h30

Mais informações

CONVERSAS COM ARTISTAS
Entre os dias 4 e 9 de outubro, a programação do FIF-BH ocupa o café do CentoeQuatro com um pouco de prosa: o espaço receberá artistas que, em um momento descontraído, apresentarão seus trabalhos e participarão de bate-papo com o público. Entre os convidados estão Arnau Blach (04.10, domingo, às 16h), artista espanhol que participa da exposição “Mundo, Imagem, Mundo” e lança no festival seu novo livro Everybody needs good neighbours; Ellen Jacob (05.10, segunda-feira, às 17h), fotógrafa estadunidense que trata da segmentação social em sua série “Substitutas”, que faz parte da exposição do FIF 2015; Dellani Lima (09.10, sexta-feira, às 18h), artista que utiliza inúmeras técnicas com a manipulação digital e a gravação em baixa resolução e fidelidade; Guilherme Maranhão (04.10, domingo, às 15h30), que em sua pesquisa imagética busca alterações no processo de formação das imagens técnicas e subversões; e o cineasta e artista plástico Cao Guimarães (06.10, terça-feira, às 17h30), que lança “Cao”, livro concebido pelo próprio artista, que partiu de uma recolha intensa no seu arquivo fotográfico para construir uma nova leitura do seu trabalho.

Guilherme Maranhão
→  Dia 04.10, domingo, às 15h30

Arnau Blach, lançamento do livro Everybody needs good neighbours
→  Dia 04.10, domingo, às 16h

Ellen Jacobs
→  Dia 05.10, segunda-feira, às 17h

Randolpho Lamonier
→  Dia 05.10, segunda-feira, às 18h00

Cao Guimarães, lançamento do livro “Cao”
→  Dia 06.10, terça-feira, às 17h30

Nitro
→  Dia 07.10, quarta-feira, às 17h30

Bruno Vilela e Guilherme Cunha (FIF-BH), lançamento do livro “Espaços Compartilhados da Imagens: caderno de reflexões criticas sobre a fotografia”
→  Dia 08.10, 
quinta-feira, às 18h00

Leo Costa Braga
→  Dia 09.10, sexta-feira, às 17h30

Dellani Lima
→  Dia 09.10, sexta-feira, às 18h00

Mais informações

ATIVIDADES EDUCATIVAS
Com objetivo de estimular a mediação cultural e ampliar o universo de compreensão sobre a arte, fazem parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia atividades voltadas para professores e estudantes da rede de ensino de Belo Horizonte. As ações educativas do FIF-BH estruturam-se em torno de duas frentes: produção de material de apoio para professores, a ser utilizado em sala de aula; e visitas à Exposição “Mundo, Imagem, Mundo”, mediadas pela equipe do programa educativo em artes visuais da Fundação Clóvis Salgado. As ações visam possibilitar que o público, utilizando suas próprias percepções, experiências e repertório, amplie seu universo de compreensão sobre a arte.

Encontro com professores
→  Dia 07.10, das 9 às 13 horas, com medição de Bernardo Brant

OFICINAS
Entre os dias 05 e 10 de outubro quatro oficinas serão ofertadas pelo FIF – Festival Internacional de Fotografia. Os interessados podem se inscrever através do site www.fif.art.br até o dia 30 setembro. As atividades serão ministradas por nomes de destaque na área como Guilherme Maranhão, Gabriel Furtado, Brigida Campbell, João Perdigão e Luiz Navarro, que apresentam diferentes práticas e olhares sobre a fotografia.

→  Inscrições para oficinas: até 30 de setembro, através do site www.fif.art.br
Valor: R$330,00

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Canal C – Comunicação e Cultura
Jessica Soares | 31 9776-2847 | jessica@canalc.art.br
Carol Macedo | 31 9821 3626 | carol@canalc.art.br

Deixe um comentário