Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

24 ago

Lançamento do livro ” Cinema e Literatura”

A atual adida de cooperação e ação cultural da embaixada da França no Brasil, Sylvie Debs, lança o livro Cinema e Literatura no Brasil – Os mitos do sertão: emergência de uma identidade nacional.

Sua pesquisa trata da literatura e do cinema brasileiro, notadamente do Nordeste e do cinema contemporâneo, apoiada sobre eixos fundamentais: a reflexão, a constituição, a projeção da identidade nacional e as relações entre a literatura de cordel e cinema. Dentre as publicações mais recentes de Sylvie Debs, destacam-se Patativa do Assaré ( São Paulo, Hedra, 2000) e Brésil:I´atelier des cinéastes ( Paris, L´Harmattan, 2004) em fase de tradução para o português.

O Livro foi traduzido e lançado no Brasil pela editora Interarte e a segunda edição será lançada em Belo Horizonte pela renomada editora C/Arte com patrocínio da Vallourec & Mannesmann, Usiminas, Banco BMG, Instituto Antônio Mourão Guimarães, apoio cultural do CentoeQuatro e produção da Akala.

Paulo Paranaguá, na introdução deste livro, escreve: ” O cinema é um negócio muito sério para ser deixado apenas entre cinéfilos e a literatura só tema  ganhar ao ser confrontada com outras expressões”. E aí está a inovação deste livro: por meio da análise da produção artística cinematográfica e literária, ele se introduz no coração da “fábrica” de elementos essenciais da brasilidade: o índio, o negro, o mestiço e os personagens típicos do Nordeste, que são o cangaceiro, o beato, o coronel, o contador, o contador de estórias …

A autora

Sylvie Debs é doutora em Literatura Comprada e Geral pela Universidade Le Mirail de Toulouse, tem se dedicado à pesquisa sobre cultura brasileira. Na França, publicou livros e artigos sobre culturas populares, o cordel, a poesia oral e a cantoria, a literatura e o cinema brasileiros. Após o lançamento a autora deixará o Brasil para se tornar adida cultural na cidade de Mexico – DF.

No período de 04 anos que é adida de cooperação e ação culural da embaixada da França no Brasil, coordenou as ações que envolveram as comemorações do Ano da França no Brasil, bem como a assinatura do acordo de cooperação descentralizada entre Minas Gerais e a região Nord Pas de Calais, assim que acordos entre universidades franceses e brasileiras.

Detalhes

Deixe um comentário