Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


O CentoeQuatro

Funcionamento

Funcionamento:
Café 104, Cine 104 e demais espaços: consulte a programação

Estacionamento: Park Box | R$ 5,00 (preço único) | Av. Santos Dumont, 218 | Centro | Telefone: 3213-2015 | Clique aqui para ver como fica o acesso alterado em função da implantação do BRT

Acesso para deficientes

Como chegar >

O CentoeQuatro surge com as portas abertas à ocupação artística, ao debate e à formação. No espaço, entram em foco a geração de conteúdo interdisciplinar, a difusão da arte e a democratização do acesso ao conhecimento e aos bens culturais.

Mutável e multiuso, o CentoeQuatro é, ao mesmo tempo, café, cinema e galeria. Assume uma programação de duas vias, com projetos próprios e intervenções propostas por organizações, coletivos e indivíduos comprometidos com a cultura e com a produção artístico-intelectual.

Sede do Instituto Antônio Mourão Guimarães – IAMG, o CentoeQuatro defende a arte e a educação como ferramentas para o desenvolvimento social.

O espaço está instalado num prédio tombado que integra o Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, área priorizada pelo projeto de revitalização do centro da cidade. Por sua localização privilegiada, se apresenta como ponto de convergência cultural no hipercentro – terreno livre para a criação e acesso à cultura.

Confira a programação ou assine nosso boletim de notícias

Para realizar um evento no CentoeQuatro, entre em contato

Parceiros

Viabilizada pelo Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Funarte, a Biblioteca 104 é primeira biblioteca pública de Belo Horizonte com acervo especializado em artes visuais. Instalada no CentoeQuatro, a biblioteca é mais uma opção dentro do espaço que busca promover a convivência, a abertura dos sentidos e o compartilhamento de experiências gerando oportunidades de reflexão.

A proposta da biblioteca é oferecer, em pleno centro da cidade (local de fácil acesso), um acervo especializado de livros, períodicos e catálogos a artistas, estudantes, pesquisadores e visitantes.

Formado entre os meses de fevereiro e abril deste ano, o acervo da Biblioteca 104 é composto por cerca de 2.000 volumes com edições atualizadas. Os títulos de fotografia, desenho, gravura, cinema e pintura variam entre teóricos e visuais e servem como suporte aos programas educativos que acontecem no CentoeQuatro.

As consultas devem ser feitas no local, pois é permitido o empréstimo das publicações. A biblioteca está equipada com computadores com acesso à internet para pesquisas complementares.

Para ampliação do seu acervo, a Biblioteca 104 também receberá doações de livros e catálogos. Artistas e editoras que quiserem contribuir devem entrar em contato pelo e-mail contato@centoequatro.org.

O Café 104 é uma deliciosa surpresa no centro de Belo Horizonte. Localizado num prédio tombado, o amplo salão com pé-direito duplo ainda conserva as marcas do tempo nas suas paredes. O mobiliário contemporâneo é cuidadosamente misturado à peças de antiquários. É possível ver a máquina de torrefação enquanto o cheiro do café toma conta do lugar. Se o cheiro já é bom, imagine as várias opções da carta de cafés e os drinks feitos com a bebida.

Na hora do almoço funciona como restaurante e oferece um cardápio com pratos que levam o nome dos principais pontos do Centro de BH. Lugar perfeito para reunir amigos ou para encontros mais intimistas.

Para realizar um evento no Café 104, entre em contato.

Funcionamento:

 Bomboniere
Segunda, de 12h às 15h
De terça à sábado, das 12h às 21h20
Domingo, de 16h às 21h20

 Café 104
Segunda a sexta (exceto feriados)
De 11h30 às 15h com menu para o almoço

 

Com uma programação afinada, o Cine 104 é mais um espaço para o cinema de arte em Belo Horizonte. A sala recebe uma programação que acompanha o circuito de lançamentos e exibe os formatos digital e película. Com capacidade para 80 pessoas, a sala funciona de terça a domingo, ampliando as opções de cultura do conjunto arquitetônico da Praça da Estação.

Escolha uma poltrona ou garanta um lugar nos pufes.

O Cine 104 é uma apresentação do Ministério da Cultura com patrocínio da CIFRA e EGL através do Fundo Nacional da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.

Confira a programação ou assine nosso boletim de notícias.

Para realizar um evento no Cine 104, entre em contato.

Interligados e distribuídos em dois pisos, os Espaços Multiuso somam 3 mil m² que comportam exposições, oficinas, shows, lançamentos, espetáculos cênicos e performances.

A cada evento, os vãos livres, galerias de pé direito alto e salas de diferentes tamanhos se adaptam para abrigar projetos de diversas linguagens.

Seu projeto também pode ocupar o CentoeQuatro. Saiba aqui como enviar sua proposta para avaliação de nossa equipe.

Confira a programação ou assine nosso boletim de notícias.

  • O BAU {bazar de arte e utilidades} é um evento de negócios criativos e autônomos voltado para designers, artistas e artesãos que expõem e comercializam produtos feitos à mão como móveis, objetos de decoração, bijuterias, jóias, bolsas, cadernos, roupas, desenhos, pinturas, etc.

    O evento acontece em edições mensais e os interessados em participar devem enviar informações sobre seu trabalho e fotos dos seus produtos para o e-mail bau@centoequatro.org.

    Os produtos que o público encontra no BAU passam por um olhar atento à criatividade, ao cuidado no processo de produção e à originalidade. São produtos exclusivos e criativos reunidos em um espaço agradável e seguro para compras. Quem escolhe fazer compras no evento garante seu poder de barganha, já que compra direto de quem produz, tem garantia de origem e do processo de produção do produto que está adquirindo e ainda contribui para a economia criativa da cidade.

    Os expositores que participam do BAU alcançam seu público-alvo possibilitando a venda dos seus trabalhos e conseguem diálogar com o público que consome seus produtos. Conseguem ainda ampliar a a visibilidade com baixo investimento e a formação de uma rede de contatos com pessoas que também desenvolvem trabalhos autônomos e criativos.

    Durante o BAU, o Café 104 funciona com um cardápio especial elaborado especialmente para o dia do evento com opções para almoçar, petiscar ou lanchar. O BAU é um espaço para desacelerar. Um bom domingo, com música boa, almoço quitandas e compras sustentáveis.

    O BAU {bazar de arte e utilidades} é um projeto do CentoeQuatro e sua primeira edição aconteceu em outubro de 2012.

    Saiba mais.