BEM VINDO AO CENTOEQUATRO

Um espaço que guarda e cria histórias

BEM VINDO AO CENTOEQUATRO

Um espaço que guarda e cria histórias

O Centoequatro é um espaço de cultura e inovação aberto à ocupação artística, ao debate e à formação. Criado em 2009, está instalado num prédio tombado, construído em 1906 para abrigar a primeira fábrica da nova capital de Minas Gerais — a Companhia Industrial Belo Horizonte, e integra o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça da Estação - área priorizada pelo projeto de revitalização do centro da cidade. Por sua localização privilegiada, o Centoequatro se apresenta como ponto de convergência cultural no hipercentro de BH — terreno livre para a produção e acesso à cultura. Mutável e multiuso, assume uma programação de duas vias, com projetos próprios e intervenções propostas por organizações, coletivos e indivíduos comprometidos com a cultura e com a produção artístico-intelectual. Dessa forma, garante sua pluralidade e dinamismo, contribuindo com a reflexão sociocultural do entorno e com os processos de construção da arte e da cultura. As ações do Centoequatro são guiadas pela qualidade técnica, artística e estética, fomentando ações interdisciplinares e possibilitando a experimentação de novas linguagens e caminhos para a produção de pensamento. O Centoequatro apoia e é parceiro do Instituto Libertas, projeto que prevê a criação de espaços de convívio e manifestação artística no município de Moeda, a fim de valorizar a produção local e o comércio de laticínios, doces e alambiques, em detrimento ao avanço da especulação de atividade mineradora na localidade.

OCUPAÇÃO ARTÍSTICA,
DEBATE E FORMAÇÃO

OCUPAÇÃO ARTÍSTICA,
DEBATE E FORMAÇÃO

ESPAÇOS 104

O Centoequatro possui uma área com mais de 3 mil m2 com múltiplos espaços, vãos livres, galerias com pé direito duplo e salas de diferentes tamanhos que se adaptam para abrigar ocupações de diversas naturezas. O local já foi palco para shows, performances, espetáculos de dança e teatro, exposições de arte, feiras, festivais de fotografia, mostras de filmes, além de eventos gastronômicos, encontros corporativos, lançamentos de livros, workshops, entre outros. O Centoequatro abriga ainda o Café 104, o Cine 104, Estúdio 104 e o CIV Coworking.

ESPAÇOS 104

O CentoeQuatro possui uma área com mais de 3 mil m2 com múltiplos espaços, vãos livres, galerias com pé direito duplo e salas de diferentes tamanhos que se adaptam para abrigar ocupações de diversas naturezas.
O local já foi palco para shows, performances, espetáculos de dança e teatro, exposições de arte, feiras, festivais de fotografia, mostras de filmes, além de eventos gastronômicos, encontros corporativos, lançamentos de livros, workshops, entre outros.
O CentoeQuatro abriga ainda o Café 104, o Cine 104, Estúdio 104 e o CIV Coworking.

 CULTURA E INOVAÇÃO SÃO

BONS CAMINHOS PARA QUEM

QUER EMPREENDER

Conheçam
nossa equipe

Somos uma equipe
enxuta, mas
multidisciplinar com
muita disposição para
receber novos projetos
e escutar as falas da cidade.

Administração |  Camila Alves

Café 104  |  Osney Cesarino

Manutenção  |  Rogério Alves

Conservação e limpeza  |  Rogério Alves

Portaria  |  Edmilton Gomes e Anderson Do Carmo

PARCEIROS DO 104

PARCEIROS DO 104

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

ONDE ESTAMOS