Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Filtrar por data

Como Chegar

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro
Belo Horizonte | MG | 30.160-000
Telefone: (31) 3222-6457
contato@centoequatro.org

Funcionamento:
Café 104, Cine 104 e espaços multiuso: consulte a programação

Acesso para deficientes

Detalhes

Agenda

01 ago 20 dez

Cine 104 abre inscrições para a edição 2017 do projeto “Escola Vai ao Cinema”

O Projeto “Escola Vai ao Cinema”

Com o objetivo de propiciar o contato de estudantes com importantes filmes da cinematografia brasileira recente, o CentoeQuatro promove o programa educativo Escola Vai ao Cinema. A proposta é ampliar e formar público de curtas metragem.

As sessões desta edição terão como público-alvo, estudantes do programa EJA – Ensino Jovens e Adultos, da rede pública, a fim de oportunizar uma programação mais plural e inclusiva. A escola poderá escolher um filme das opções apresentadas – Programa de Curtas Metragem ou o longa-metragem, agendar a data e horário da sessão – às segundas-feiras, turno tarde ou noite.

As atividades acontecem no Cine 104, que tem capacidade para 90 pessoas. A sessão é gratuita para escolas públicas, devendo a escola ser responsável apenas pelo transporte dos alunos. As escolas particulares que tiverem interesse, também podem participar do programa, basta entrar em contato pelo e-mail cine@centoequatro.org para saber as condições e valores.

As escolas da rede pública que tiverem interesse em levar turmas de alunos para assistir à sessão comentada, deverá se cadastrar pelo e-mail cine@centoequatro.org sendo é já devem indicar a data pretendida e horário.

Além da exibição de filmes, o projeto A Escola Vai ao Cinema, propõe que esta experiência com o cinema seja mais profunda e rica, onde a partir de um bate papo, o público possa refletir e debater sobre a obra exibida. Para isso, todas as sessões contam com a presença de especialistas convidados que, após a sessão do filme, debatem com os estudantes desde a linguagem cinematográfica a questões sociais e políticas trazidas em cada filme. A convidada dessa edição é Maria Elisa Macedo.

 Escola vai ao Cinema: Filmes disponíveis para agendamento de sessões para escolas 2017

- Programa de Curtas Metragens
(nessa opção, serão apresentados três filmes de curtas metragens realizados em Belo Horizonte)

Estado Itinerante (Dir. Ana Soares, 2016, 25min)
Na missão, com Kadu (Dir. Aiano Bemfica, Kadu Freitas & Pedro Maia de Brito,
2016, 28 min.)
Quinze (Dir. Maurílio Martins, 2015, 25min)

- Exibição Longa Metragem
(nessa opção será feita a exibição de um longa metragem)

Era o Hotel Cambridge (Dir. Eliane Caffé, 2015, 99 min.)

Informações sobre os filmes:

Programa Curtas Metragem

Estado Itinerante
Direção: Ana Soares
2016, 25 min

Sinopse:Vivi quer escapar de uma relação opressora. Em período de experiência como cobradora de ônibus, ela trabalha desejando não voltar para casa. A semana passa rápido, entre as paradas no ponto final e o itinerário os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. Logo é final de semana e o centro de Belo Horizonte já não parece tão longe do bairro Boa Vista.

 

Na missão, com Kadu
Direção : Aiano Bemfica, Kadu Freitas & Pedro Maia de Brito
Ano : 2016
Duração : 28 min.

Sinopse : Na luta por moradia em Belo Horizonte, no maior conflito fundiário urbano da américa latina, um militante, sua câmera e seu povo enfrentam o poder dos cassetetes e das bombas de gás

 

Quinze
Direção: Maurílio Martins
Ano : 2015
Duração : 25 min.

Sinopse : Na periferia de Contagem, sob paredes sem acabamento, Raquel tem alguns sonhos. Por ora, a festa da filha, que fará 15 anos, é o maior deles. Em meio a isso há contas a pagar, a busca pelo próximo modo de ganhar dinheiro e há o amor por Cleide. Premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes.

Longa Metragem

Era o Hotel Cambridge
Diretora :. Eliane Caffé
Ano : 2015
Duração : 99 min.
Classificação indicativa : 14 anos

Sinopse – O longa narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

Moderadora participante

Maria Elisa Macedo - Desenvolve projetos cinema, arte e educação, é uma das curadoras do “A Escola vai ao cinema”, projeto que integra desde 2013. Cursou Mestrado em Cine y Teatro latinoamericano na Universidad de Buenos Aires e é graduada em Jornalismo no UNI-BH. Entre seus trabalhos autorais estão o curtas metragens, a exposição fotográfica “Mira, um olhar sobre Cuba”, além de ser idealizadora do projeto de filme-carta “Cartas Visuais”.

Detalhes

Vá de ônibus, táxi, bicicleta ou metrô | Próximo a Estação Central de metrô

Detalhes