Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Filtrar por data

Como Chegar

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro
Belo Horizonte | MG | 30.160-000
Telefone: (31) 3222-6457
contato@centoequatro.org

Funcionamento:
Café 104, Cine 104 e espaços multiuso: consulte a programação

Acesso para deficientes

Detalhes

Agenda

02 dez 16 dez

→ 02 a 16 de dezembro (Apenas aos sábados) Horário: 10:30 às 13:30 Inscrições: enviar email para zictorzictor@gmail.com com uma breve carta de apresentação e intenção até amanhã, 30/11. Vagas: 10 O Cine 104 abre vagas para o Projeto Zona Autônoma de Crítica[experimento coletivo de crítica de cinema e outras artes da imagem e do som].

O objetivo da oficina é criar um espaço de reflexão coletiva e prática intensiva no campo da crítica de cinema e de outras artes da imagem e do som. Dedicada a aspirantes e iniciantes, a oficina tem caráter introdutório e busca contribuir para a formação de um olhar crítico autônomo sobre as imagens e sons, bem como exercitar a prática da escrita crítica. As discussões provocadas pelo ministrante serão acompanhadas de exercícios textuais a partir de filmes exibidos em sala de cinema.

Tópicos a serem abordados:

breve panorama histórico da crítica cinematográfica;

fundamentos teóricos e práticos da crítica;

a crítica das artes fílmicas hoje;

modalidades da escrita crítica;

crítica, jornalismo e universidade;

o lugar da crítica frente às demandas do presente.

Metodologia: A oficina combinará momentos expositivos, discussões coletivas e exercícios textuais a partir de curtas-metragens vistos em sala de cinema. Os exercícios, elaborados durante a semana, serão revisados pelo ministrante, que fará observações individuais para cada participante. Na semana seguinte, as questões abordadas nos textos alimentarão as discussões em grupo.

Sobre Victor GuimaraesCrítico de cinema na revista Cinética desde 2012. Colaborador de revistas como Senses of Cinema (Austrália), Desistfilm (Peru), El Agente Cine (Chile) e La Furia Umana (Itália), além de ter contribuído com textos em diversos livros, catálogos de retrospectivas e festivais no Brasil e no exterior. Foi professor no Centro Universitário UNA e na Universidade Positivo, onde ministrou disciplinas como “Análise e crítica da mídia” e “Crítica de cinema e mídias contemporâneas”. Ministrou a oficina “Criticar o documentário” no festival CachoeiraDoc em 2015. Integrou o Júri Jovem da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2009 e o Júri da Crítica no mesmo festival em 2016, além de ter participado de júris em festivais como FestCurtasBH, Janela Internacional de Cinema do Recife e Fronteira (Goiânia). É autor do livro O hip hop e a intermitência política do documentário (PPGCOM/UFMG, 2015), organizador de Doméstica (Desvia, 2015) e co-organizador da coletânea em três volumes Cadernos do Cineclube Comum (2016). Doutorando em Comunicação Social pela UFMG, com passagem pela Université Sorbonne-Nouvelle (Paris 3). Atua também como crítico de teatro no Horizonte da Cena.

SERVIÇO

Zona Autônoma de Crítica Local: Cine 104 (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro) Período: de 02 a 16 de dezembro Sábados, das 10:30 às 13:30 Carga horária: 9 horas Inscrições: cenviar email para zictorzictor@gmail.com com uma breve carta de apresentação e intenção até amanhã, 30/11. Investimento: R$150,00 Vagas: 10 pessoas*

Detalhes

Vá de ônibus, táxi, bicicleta ou metrô | Próximo a Estação Central de metrô

Detalhes