Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Filtrar por data

Como Chegar

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro
Belo Horizonte | MG | 30.160-000
Telefone: (31) 3222-6457
contato@centoequatro.org

Funcionamento:
Café 104, Cine 104 e espaços multiuso: consulte a programação

Acesso para deficientes

Detalhes

Agenda

06 out

[ OLHO - vídeo art cinema ] Programa 1: A SOLIDÃO DO CRIADOR *

→ 6 de outubro
Horário:
20h
ENTRADA GRATUITA, com distribuição de ingressos meia hora antes das sessões
Classificação indicativa –14 anos

Qual é a origem do nosso saber? Como distinguimos fatos que decorrem da investigação científica de uma narrativa literária? De que maneira uma simples teoria se torna a realidade em que acreditamos? Passando do filme-ensaio ao documentário ficcional, este programa reúne obras que tentam responder a essas perguntas, introduzindo quatro histórias extraordinárias.

* sessão comentada pelas curadoras Alessandra Bergamaschi e Vanina Saracino

Turtles all the way down/ Tartarugas até lá no fundo
Direção – Basim Magdy (2009, 10 min)
Turtles All The Way Down é um ensaio cinematográfico construído a partir de quatro histórias diferentes que se entrelaçam, confrontando crenças e dados científicos documentados. A obra toma seu título de um debate sobre a natureza do universo entre um cientista e uma velha senhora, em que a mulher afirma que o mundo é um disco apoiado no casco de uma tartaruga gigante. “E sobre o que estaria apoiada a tartaruga?”, pergunta o cientista. “Existem tartarugas até lá no fundo”.

Grão
Direção – Leticia Ramos (2016, 7 min)

Inteiramente realizado com modelos e manipulação de imagens de microscópio, Grão conta a história de uma colônia humana em um planeta desconhecido, onde foi construído um silo de cereais. Fenômenos naturais e mudanças climáticas fazem com que o silo desmorone, e uma estranha plantação de comece a crescer.

The Origin of the Species / A Origem das Espécies
Direção – Ben Rivers (2008, 15 min)

A Origem das Espécies oferece o retrato clandestino de um homem idoso que vive em uma casa em ruínas no deserto das montanhas escocesas. O homem inventa suas próprias tecnologias para a subsistência cotidiana, enquanto pondera sobre o funcionamento do universo e o escopo do conhecimento humano.

Sitting in Darkness / Sentando no Escuro
Direção – Graeme Arnfield (2015, 15 min)

Lá fora, na escuridão, surge um som. Ecoa e gera um zumbido. Pessoas aterrorizadas saem às ruas em busca de sua origem. Elas sacam suas câmaras para documentar o céu, procurando um autor. Sitting in Darkness explora o lugar do espectador e as regras ocultas que orientam a troca contemporânea de imagens na rede.

Sobre a Mostra OLHO
Fundado em 2014 por Alessandra Bergamaschi e Vanina Saracino, OLHO é um projeto curatorial que nasce com o objetivo de pesquisar e explorar as relações existentes entre a produção contemporânea de obras de arte em vídeo e o cinema. A premissa inicial, que ainda direciona sua pesquisa, é a forma como a arquitetura de um espaço imersivo pode contextualizar, influenciar e até mesmo redefinir a experiência do espectador com uma obra de arte, especialmente no que tange a percepção de obras baseadas no tempo e de imagens em movimento. Tem como objetivo pesquisar, analisar e reunir em sequências cuidadosamente curadas obras de arte em vídeo que estejam repensando a linguagem do Cinema, para que sejam exibidas em suas telas. Essa experiência visual envolvente é o ponto de partida para a realização de conferências, palestras e publicações que visem a construção de um diálogo interdisciplinar, com a contribuição de profissionais de várias áreas. [+ informações ]

Detalhes

Vá de ônibus, táxi, bicicleta ou metrô | Próximo a Estação Central de metrô

Detalhes