Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Categorias

  • Nenhuma categoria

Blog

02 dez

Como você se relaciona com sua cidade?

De 03 a 12 de dezembro de 2010 o CentoeQuatro recebe a primeira vídeo instalação de Clarissa Campolina.

RASTROS. a paisagem invade é uma vídeo instalação que transforma o espaço urbano em um objeto de arte e reflexão sobre o nosso estar no mundo. Transposta para o espaço expositivo, a cidade é redesenhada e temos a oportunidade de, em um lugar fechado, nos
deparar com imagens e sensações que habitam o lado de fora.

Os 09 vídeos que compõe a instalação revelam um olhar pessoal de alguém que habita, observa e deixa rastros pela cidade. As imagens, fragmentos de um cotidiano urbano, revelam uma cidade particular. Uma cidade que se mostra ora vazia, ora lúdica, ora delimitada por construções de diferentes épocas ou desenhada pelas sombras das árvores.

Agora, dentro do CentoeQuatro, o espaço urbano reconstruído por sons e imagens em movimento será habitado pelos visitantes da instalação, que farão suas próprias escolhas – para onde olhar e por onde percorrer.

A idéia surgiu ao longo das filmagem do média-metragem Notas Flanantes. O vídeo revela o processo da realizadora na tentativa de responder à pergunta: “Como é a cidade em que você acorda todos os dias?”. A obra se constrói em passeios por ruas de Belo Horizonte,
revelando o cotidiano de lugares escolhidos ao acaso e do encontro da autora com sua própria cidade. Notas Flanantes foi exibido em importantes festivais de cinema no Brasil e no exterior. Sua estréia internacional aconteceu em agosto desse ano no 62º Festival Internacional de Locarno (Suíça).

A instalação surge do desejo de uma maior interação do público com essa cidade imaginária, criada a partir dos vídeos.

Clarissa Campolina graduou-se em Comunicação Social e atualmente cursa a Pós-Gradução “Artes Plásticas e Contemporaneidade”. Sócia fundadora da TEIA, desde 2002 realiza projetos autorais na área audiovisual. “Trecho”, seu primeiro curta em 35 mm, foi lançado no 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Atualmente, Clarissa está em fase de montagem do seu primeiro longa metragem co-dirigido com Helvécio Marins Jr, “Girimunho”.

A vídeo instalação é uma realização de Clarissa Campolina, tem cenografia de Joana Hardy e Elena Valle e a montagem dos vídeos por Clarissa Campolina e Luiz Pretti.

Detalhes

Deixe um comentário